Como fazer máscara de pano para proteção

A máscara é a imagem símbolo da pandemia de coronavírus.
Depois que foi dada a largada para a corrida pela compra de máscaras de proteção elas rapidamente se esgotaram nas fármacias,
Uma outra opção de proteção facial é a máscara de tecido que você mesmo pode criar em casa.

Esta máscara não substitui a máscara cirúrgica. O uso adequado de uma máscara cirúrgica ainda é a melhor maneira de prevenir a infecção por vírus. Ela é tipo um plano B já que não se encontra pra comprar em nenhum lugar!!
Além disso você pode escolher tecidos fofos, divertidos e alegres e trazer um pouco de leveza para esse momento tão difícil para todos.

Veja os moldes da máscara de tecido:

São 4 tamanhos diferentes: masculino, feminino, crianças 3-6 anos e crianças 7-12 anos. Esboce os moldes em papel milimétrico:

Dobre o tecido ao meio, prenda o molde no tecido. Corte o tecido exceto no lado da orelha:

Insira o papel vegetal entre a camada, trace linhas de costura

Remova os pinos e o molde. Prepare-se para costurar:

Costure:

Costure a linha dentro da máscara:

Repita a costura com tecido de revestimento. Ele ajuda a filtrar melhor garantindo uma melhor proteção:

Fica assim:

Depois de revestida, a máscara fica bem robusta:

Agora é hora de passar o elástico na máscara:

Costure de modo que faça um “bolso” para passar o elástico:

Passe o elástico nos dois lados:

E sua máscara está prontinha:

Lembre-se de higienizá-la antes de utilizar pela primeira e toda vez que for usá-la!
Ela é lavável e reutilizável. Dura muito!!!
E lave sempre as mãos com água e sabão.
A outra forma é o que a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) ensinou a produção:
- Tecidos ideais para confecção:
a) Tecido não elástico (tipo tricoline ou malha de camiseta fina com quantidade mínima de algodão de 65% na sua composição) – fazer camada tripla conforme explicado a seguir, e adicionar um elemento filtrante absorvente de polipropileno + celulose, comumente vendido como rolos de papel de cozinha reutilizável (como por exemplo, da marca Scott Duramax, ou similar, veja composição, não qualquer papel-toalha de cozinha).
A máscara feita deste material é lavável e reutilizável. A folha de elemento filtrante precisa ser trocada após quatro usos (quatro desinfecções da máscara).
b) Tecido-não-tecido (TNT) de alta compactação e diferentes gramaturas (nunca menor de 45 g/m², e recomendado 100 g/m²) e 100% polipropileno – fazer camada tripla com o mesmo formato explicado abaixo, mas sem precisar do elemento filtrante sugerido para as de algodão. Uso único descartável.
2. Os tamanhos ideais de tecido:
Tamanho G: Pedaço externo: 30 cm (altura) x 23 cm (largura) + Interno: 18 cm (altura) x 23 cm (largura).
Tamanho P: Pedaço externo: 25 cm (altura) x 23 cm (largura) + Interna: 15 cm (altura) x 23 cm (largura).
3. Coloque dois elásticos de 17 cm cada, nas laterais, para segurar a máscara atrás das orelhas com alguma tensão.
A ideia é formar uma estrutura de envelope, por onde entrará a folha de papel absorvente de polipropileno+celulose (papel-toalha de cozinha reutilizável). Esta folha deve ser dobrada de forma que exceda um pouco o tamanho interno (altura) do bolso da máscara, a fim de evitar espaços desprotegidos com fluxo de ar não filtrado. Introduzir a folha e acomodar com as mãos com o cuidado de que chegue até os cantos internos da cavidade.
É recomendado que se faça pelo menos duas pregas no tecido, uma vez formado o envelope, e costurá-las nas laterais para melhor ajuste ao rosto. O tamanho dos elásticos (17 cm cada) e dos tecidos pode e deve ser modificada dependendo da estrutura facial de cada pessoa.
É muito importante observar se o ar entra pela boca e nariz através da máscara (correto) ou por algum dos lados (incorreto). Mude a tensão do elástico (faça nós) ou ajeite o tecido e os óculos, antes de sair na rua. Depois desse momento não é recomendado mexer na máscara.
Caso precise, NUNCA coloque a sua mão na parte externa da máscara, só NAS LATERAIS internas, e SEMPRE DEPOIS DE TER LAVADO AS MÃOS.
E lembre-se: Vai passar!